Tempo em Espinho 7 dias
Espinho é um pequeno concelho urbano, com cerca de 32 mil habitantes (2011) e com um poder de compra equivalente a 105% da média nacional.
A história deste concelho está intimamente ligada ao mar, no passado, por via da pesca e actualmente devido ao turismo balnear, que assume um papel fulcral na sua economia. A actividade industrial é importante, nomeadamente nas áreas da cordoaria, produtos químicos, têxtil e mobiliário, assim como a indústria de conservas de sardinha.
No património arquitectónico são de destacar a Igreja Matriz, dedicada à N.Sra. da Ajuda e construída em 1930, a Igreja Paroquial de Espinho, de estilo românico, onde se pode ver e escutar um órgão de tubos, construído artesanalmente e os painéis de azulejos que retratam a história do concelho.
Em Espinho existem várias festas e romarias bem como feiras onde se podem apreciar, a nível de artesanato, a cestaria, os bordados, a tanoaria, o fabrico de violinos, bambu e vimes.
A gastronomia é uma parte importante da cultura de Espinho, nomeadamente pratos onde os protagonistas são os sabores do mar.
Espinho |